Petrobras anuncia negociação para venda dos campos de Baúna e Tartaruga Verde

Petrobras anuncia negociação para venda dos campos de Baúna e Tartaruga Verde

1006
COMPARTILHAR

Iniciamos a negociação com a empresa Karoon Gas Australia Ltd para a venda de participação nos campos de Baúna e Tartaruga Verde. A potencial transação considera a venda de 100% de participação no campo de Baúna, localizado em lâmina d’água rasa no pós-sal da Bacia de Santos e de 50% de participação no campo de Tartaruga Verde, situado no pós-sal da Bacia de Campos, em lâmina d´água profunda, sendo que continuaremos como operadores deste campo.

O campo de Baúna está em operação desde fevereiro de 2013 e produz hoje cerca de 45 mil bbl/dia. O campo de Tartaruga Verde encontra-se em estágio inicial de desenvolvimento, com investimentos relevantes ainda a serem realizados.

A Karoon Gas Australia Ltd é uma companhia de energia australiana com participação no mercado global de Óleo e Gás. Seus principais ativos estão situados na Austrália, Brasil e Peru. Atualmente, a Karoon detém cinco concessões de E&P no Brasil.

Essa transação ainda está sujeita à negociação de seus termos e condições finais e à deliberação pelos órgãos competentes da Petrobras e da Karoon, bem como à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O projeto de venda dos campos de Baúna e Tartaruga Verde, conduzido através de processo competitivo, faz parte do nosso Plano de Desinvestimentos 2015-2016.

Fatos julgados relevantes sobre o tema serão tempestivamente divulgados ao mercado.

Fonte: Petrobras

expandida por analysis

Baúna é um campo produtor offshore localizado na Bacia de Santos, em São Paulo. A concessão de produção pertence 100% à Petrobras.

Derivado do bloco S-M-1289, o campo Baúna foi leiloado em 2003, na 5ª Rodada de Licitações. A Petrobras arrematou o aglomerado com um lance único de R$ 29.551 (valor da época) de bônus por assinatura, representando pouco mais do mínimo exigido.

bauna-mapa
CLIQUE PARA AMPLIAR

A assinatura do contrato de concessão do bloco S-M-1289 foi realizada em 30/11/2003. Após quatro poços exploratórios a área teve declaração de comercialidade em 17/02/2012, onde se tornou o campo de Baúna. 

Atualmente Baúna possui uma produção de petróleo em torno de 47 mil barris por dia, o que representa pouco menos de 2% do total produzido no Brasil. O gás natural produzido no campo não é disponibilizado ao mercado, sendo todo ele consumo para a extração do petróleo (recuperação secundária).

bauna-evolucao-petroleo
CLIQUE PARA AMPLIAR

Por Luiz Ehlers (EnergyWay)

analysis (1)Através do ANALYSIS, os usuários têm acesso ao acompanhamento da realização dos poços perfurados e do desempenho das empresas nos blocos exploratórios (indícios de hidrocarbonetos).

A reprodução das imagens do sistema ANALYSIS, disponíveis em nosso site com a logomarca, ou das matérias geradas pela equipe EnergyWay é livre, desde que a fonte seja devidamente referenciada, incluindo o link de acesso.